Semana passada quando ministrava um treinamento sobre inovação, um dos participantes perguntou: o Facebook é inovador? Qual é a inovação que o Facebook trouxe para o mercado?
A empresa fundada por Mark Zuckerberg há 7 anos foi eleita em 2010 como a empresa mais inovadora do mundo. As vésperas do anunciado lançamento inicial de ações, vale um leitura do por que o Facebook é inovador:
Primeiro vamos começar pelo lado visível da empresa: o produto /serviço. O FB foi a rede social que conseguiu criar um espaço para os amigos deixarem mensagens (mural), foi aquele que introduziu os email de alerta para informar os usuários que eles haviam recebido um recado ou mesmo haviam sido marcados e a própria funcionalidade de curtir foram elementos importantes para o sucesso do Facebook. Porém a ideia do negócio era muito maior que somente a questão tecnológica.
A criação em cima de uma comunidade restrita (Harvard) e depois outras universidades, trouxe um atrativo adicional para o Facebook, ou seja, os usuários e potenciais usuários sabiam que poderiam encontrar pessoas próximas na rede. Eles leriam e seriam lidos por pessoas que poderiam repercutir assuntos abordados. Mark soube criar funcionalidades voltadas para o público alvo, pois sabia que muitos estudantes viviam longe das suas cidades e estavam ávidos em estabelecer novos contatos. O Facebook acelerou essa integração, facilitando organizar trabalhos, festas, grupos de estudo e tudo mais que cercava o universo dos estudantes! Dois anos depois do sucesso entre os estudantes de quase 2000 universidades, a expansão para outros amigos e familiares criou um hub de usuários interessados em comunicar e interagir.
O sucesso da rede permitiu criar um modelo de captura de valor também diferenciado: esse tipo de site não era visto com bons olhos por anunciantes, mesmo aqueles que já trabalhavam na lógica digital. O Facebook foi a primeira rede a conseguir colocar anúncios com sucesso. Além disso, a criação de moeda virtual para utilização em jogos e aplicativos também rendeu uma fonte de geração de recursos.
Cabe também falar sobre a organização interna e a gestão dos processos tecnológicos. Segundo a empresa, cada engenheiro é pessoalmente responsável por pelo menos um milhão de usuários, enquanto o Google precisa de 1 engenheiro para cada 80.000 clientes. Na prática isso significa que a empresa de Mark precisa muito uma proporção muito menor de engenheiros, o que reflete um modelo diferente de operação. Os processos e a própria plataforma são mais eficientes que a do concorrente.
Mesmo tendo sido lançado seis anos depois do primeiro site considerado uma rede social (Six Degrees.com) o FB soube combinar novidades em diferentes dimensões do seu negócio (produto, processo, clientes, captura de valor, etc…). O sucesso da empresa está na combinação dessas inovações.
Escrito por, Felipe Ost Scherer
Latest Stories
Categories: