Escrevo este artigo para compartilhar uma experiência sobre o poder das redes sociais e sobre a posição que uma determinada organização precisa tomar em relação a isso. Primeiro vamos entender a diferença básica entre rede social e mídia social. Muitas pessoas perguntam a diferença entre ambas, mas a maioria está focada em responder que a diferença básica é que rede social é igual a relacionamento e mídia social está voltada para o oferecimento de produtos e serviços em canais como Facebook, Twitter e afins.
De maneira geral, tal afirmação está correta e acrescento que mídia social está dentro de rede social, sendo assim, em qualquer planejamento estratégico digital, o primeiro fator a ser trabalhado é a rede social. Vamos entender um pouco dessa didática.
Primeiro: a rede social
Se você tem um cliente que está prestes a entrar em ambiente interativo, o primeiro passo é fazer uma pesquisa para descobrir e levantar informações de como está a repercussão dele nos principais canais de redes sociais como Twitter, Facebook, YouTube, Foursquare e dentre outros.
Nessa pesquisa você vai descobrir que, de repente, o seu cliente está sendo muito mal falado ou muito bem falado e até mesmo os dois quesitos. Por exemplo: você descobre que a marca do seu cliente é mal falada por conta do atendimento e muito bem falada por conta dos produtos.
Feito esse levantamento, você terá que elaborar uma estratégia de atuação em cada canal de rede social a fim de posicionar a marca de maneira positiva na mente da sociedade digital, fazendo a mensuração dos dados ao longo de um ou dois meses para elaborar uma nova atuação, que pode ser mantida ou aprimorada, tudo vai depender do que o público-alvo der de retorno através das ferramentas de mensuração que cada rede social possui e utilizando o Google Analytics para mensurar o resultado no site.
Veja bem, estamos trabalhando aqui uma questão crucial para o marketing que diz respeito ao posicionamento e/ou reposicionamento de uma marca, o que ajuda a mesma a ser propagada em ambiente web. Após esse trabalho, que pode durar entre 4 e 8 meses, é necessário fazer uma nova pesquisa e elaborar uma atuação para trabalhar a mídia social.
Segundo: a mídia social
Até aqui você adquiriu para a marca do seu cliente espectadores em redes sociais para trabalhar com eles a mídia social. Na mídia social, você irá trabalhar campanhas com sorteios e promoções voltadas para os novos seguidores no Twitter, para as pessoas que curtem a página do Facebook do cliente, para os que estão engajados no Foursquare, ou seja, o céu é o limite.
O intuito é fazer desta etapa uma espécie de "campanha de agradecimento" por ter nos perfis da marca pessoas que decidiram segui-la por livre e espontânea vontade, pessoas que resolveram seguir a marca porque ela é relevante e presta atenção na sociedade respondendo e se posicionando acerca do que o público consumidor fala. Na mídia social, além de fazer sorteios e promoções, você vai trabalhar a divulgação de maneira criativa e interativa dos produtos e serviços. Em suma, aqui você vai trabalhar a sua publicidade na rede social.
Ok! Mas, e agora?
Vamos voltar para o tema: a rede social e o seu processo de transformação de uma organização. Você, profissional de redes/mídias sociais, irá identificar o momento certo para praticar mídia social depois de ter consolidado a atuação em redes sociais de uma empresa.
Acontece que na maioria dos casos trabalhar rede social implica, quase que obrigatoriamente, fazer mudanças na estrutura organizacional de uma empresa qualquer que você atenda para poder suportar e, principalmente, acompanhar o que o público-alvo diz sobre a marca do seu cliente. Se o seu cliente tem um atendimento ruim, de nada irá adiantar praticar mídia social para atrair novas visitas ao site ou estabelecimento comercial. Do contrário você estará promovendo um grande depoimento negativo, mais do que já existe, contra a marca e ainda terá o apoio dos clientes já insatisfeitos para propagar tal idéia na internet.
Lembre-se que se no meio físico um cliente insatisfeito conta para no mínimo 10 pessoas, esse número no meio digital vira 10.000. Não queremos que isso aconteça. A internet como um todo é considerada a maior fonte de pesquisa de mercado que podemos usufruir de uma forma rápida e sem custos elevados, principalmente para a realidade das pequenas e médias empresas.
Imagine que as redes sociais são um universo e as mídias sociais os planetas e sistemas solares. Sem universo não há planetas para serem organizados e pontuados para exercerem uma determinada atividade no cosmos. Planetas, estrelas, sistemas solares e até mesmo as galáxias nascem, cumprem suas missões e morrem, porém o universo prevalece, então saiba pontuar sua estratégia de mídia social, que tem início meio e fim, na estrutura interativa do universo de pessoas que usufruem das ferramentas de redes sociais.
Descubra, através do potencial das pessoas que utilizam a internet, que você e sua marca podem promover um diferencial competitivo para o mercado esticando uma linha de relacionamento positivo em ambiente web para que isso seja traduzido em lucros com o passar do tempo. Porém, volto a dizer, é necessário que tenha uma mudança na cultura organizacional de uma empresa que esteja com fortes comentários negativos sobre atendimento, demoras, produtos, tratamento das pessoas, localização de uma unidade comercial e muitos outros pontos que podem ser descobertos através de uma pesquisa na internet.
Então, seguindo esse raciocínio, promova mudanças na empresa do seu cliente, pois as pessoas mudam e opinam sobre pessoas e marcas o tempo inteiro na internet.
Fonte:Ebert Ferreira
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